Muitas pessoas não sabem que a pele das mãos é tão sensível quanto à pele do rosto. Além de ser extremamente fina e possuir menos glândulas sebáceas, essa região sofre diariamente com a exposição aos raios solares e com o contato direto a agentes químicos, favorecendo o surgimento de manchas, flacidez, desidratação e rugas.

 

Como cuidar das mãos ainda na juventude?

 

Para não deixar que as suas mãos denunciem a sua idade, é fundamental iniciar os cuidados com essa área do corpo precocemente. Você sabia que a falta de hidratação e a exposição ao sol na juventude são os fatores responsáveis pelas principais mudanças na pele durante a idade madura?  Por isso é importante apostar em hábitos como:

 

 

  • A boa hidratação das mãos

 

O uso de cremes hidratantes ameniza o ressecamento e cria uma barreira protetora da pele.

O ideal é apostar nos produtos específicos para esta área do corpo e aplicar pelo menos 2 vezes ao dia. E não tem desculpas: atualmente existem várias opções de cremes para as mãos que já vêm no tamanho adequado para levar na bolsa.

 

 

  • Filtro solar – Realmente precisa?

 

Claro que sim! Uma das principais queixas em relação à beleza das mãos é o surgimento das manchas e a exposição ao sol sem proteção é o fator causador nº 1 deste problema.  Dessa forma, proteger o dorso das mãos é um hábito que deve ser incorporado à rotina. Opte pelos protetores com alto FPS e prefira uma formulação sequinha e à prova d’água, que não irá escorrer, nem incomodar durante o dia.

 

Outras dicas para manter as mãos sempre jovens:

 

  • Use luvas ao lavar louças ou sempre que entrar em contato com produtos de limpeza;
  • Esfolie as mãos a cada 15 dias para remover as células mortas.
  • Evite produtos químicos que podem causar irritações e alergias e podem surgir vermelhidão, coceira, descamações e rachaduras nas mãos.
  • Utilize álcool gel apenas quando for necessário. O uso ininterrupto pode gerar ressecamento, coceira e vermelhidão. 

    Os melhores tratamentos para quem já sofre com as mãos envelhecidas

Quem já precisa tratar a qualidade da pele nas mãos e devolver jovialidade à esta região, pode apostar em diferentes técnicas dermatológicas, como:

 

 

  • Preenchimento com Hidroxiapatita de Cálcio

 

O preenchimento com hidroxiapatita de cálcio ou Radiesse é um procedimento que visa devolver volume às mãos, evitando o aspecto “esqueletizado”, além de estimular a produção de novas fibras de colágeno, atenuando o aspecto flácido e melhorando a textura cutânea na região.

 

 

  • Peelings químicos

 

De forma geral, o peeling químico consiste na utilização de substâncias específicas que removem a camada superior da pele, que em seguida será substituída pelas novas células que são produzidas naturalmente pelas camadas mais inferiores. O procedimento pode ser superficial, médio ou profundo, a depender da concentração dos ácidos utilizados na pele. Além de renovar as camadas cutâneas, os peelings químicos estimulam a produção de colágeno novo, melhorando de forma geral a textura da pele nas mãos, as manchinhas aparentes e as ruguinhas finas.  

 

 

  • Ultraformer III

 

O Ultraformer III é uma tecnologia de ultrassom Micro e Macrofocado que produz pontos de coagulação na pele, atingindo camadas profundas e estimulando a produção de colágeno novo. Trata-se de uma ótima alternativa para prevenir e tratar a flacidez da pele nas mãos.

 

 

  • EndyMed – Microagulhamento Robótico

 

O EndyMed™ é um equipamento de microagulhamento robótico que provoca, de forma automatizada, pequenos furinhos na pele com a emissão de radiofrequência, estimulando a produção de colágeno. O tratamento pode ser associado à técnica de drug delivery, com a entrega de medicamentos na pele após a sessão, o que otimiza a sua absorção e potencializa os efeitos dos ativos aplicados na área tratada.

 

 

  • Spectra XT

 

Procedimento no qual visa o clareamento das manchas acastanhadas que vão aparecendo na região das mãos com o passar do tempo. O laser Spectra XT tem como alvo o pigmento, conseguindo um clareamento progressivo das melanoses solares, promovendo um rejuvenescimento das mãos

 

 

  • Skinbooster ou hidratação injetável

Aplicação de um tipo específico de ácido hialurônico, mais fluido, que não visa devolver volume, mas sim hidratar profundamente a pele, promovendo a melhora da textura cutânea e atenuando as linhas finas na região das mãos.

 

  • Laser FOTONA

Por fim, uma ótima opção é a ponteira o laser FOTONA, que age em camadas profundas da pele, estimulando a neocolagênese e melhorando a textura e qualidade da pele da pele.

 

Converse com o seu dermatologista e esclareça todas as suas dúvidas sobre esse tema!

Comentários: