A cada ano que passa, os homens se preocupam mais em cuidar da saúde, da beleza e da autoestima. E é muito legal ver que o público masculino está cada vez mais vaidoso, tratando as queixas estéticas com consciência e de forma precoce, concorda?

Mas é importante entender que o cuidado com a beleza dos homens deve ser especial, afinal, a cútis e a face masculina apresenta características muito particulares.

 

As particularidades da pele masculina

 

Os primeiros sinais que devem ser observados ao cuidar da pele do homem é a sua textura. Geralmente, os homens apresentam uma pele mais firme e com maior quantidade de colágeno – sim, eles demoram mais do que nós, mulheres, para apontar os sinais do envelhecimento! Em contrapartida, os homens têm maior força na musculatura do rosto e uma mímica facial mais ativa, o que pode propiciar o surgimento das rugas dinâmicas de forma precoce. O público masculino também é mais propenso à oleosidade excessiva, favorecendo surgimento de espinhas, cravos, dermatite seborreica e outras queixas. 

>>> Cuidados com a face

 

Os cuidados com a pele facial se iniciam em casa, com a boa limpeza, o uso regrado de um filtro solar de toque seco e a aplicação de dermocosméticos específicos, prescritos pelo dermatologista. Podem ser indicados produtos para o controle da oleosidade, tratamento da acne e melhora da textura cutânea.

Os tratamentos faciais em consultório têm como objetivo embelezar e rejuvenescer, sem causar grandes agressões à cútis. Afinal, 90% dos homens não gostam de ter efeitos colaterais visíveis na pele e prezam pela rápida recuperação e pelo conforto durante o procedimentos. Neste sentido, duas técnicas muito realizadas por eles aqui na Clínica Tathya Taranto são:

1)  A aplicação da Toxina Botulínica – Para atenuar as linhas de expressão (rugas)  do terço superior do rosto e para controlar a sudorese em excesso; Com a aplicação do anestésico previamente, o tratamento torna-se bastante tolerável.


2) E o Preenchimento facial – Aplicação de ácido hialurônico em pontos estratégicos visando repor volume aos coxins que perderam gordura com o passar dos anos e acentuar os pontos marcantes da face masculina, como os ângulos da mandíbula e do mento (queixo).

>>> Cuidados com o corpo

 

E quem pensa que só as mulheres se preocupam com a beleza corporal está muito enganado! Os homens também desejam um corpo em dia.  Os procedimentos corporais mais indicados para o público masculino são:

3) A Depilação Robótica, da plataforma Fotona® – O equipamento realiza o escaneamento da área desejada e inicia, de forma automatizada e homogênea, a aplicação da energia luminosa que atinge o folículo do pelo e o destrói. Nos homens, a depilação é mais frequente em áreas corporais como as costas, barba, pescoço e região peitoral. Trata-se de um procedimento muito bem indicado para quem não se adapta a outros métodos de depilação ou sofre com alergias, irritações e com a foliculite.

4) E a criolipólise Cooltech – Tecnologia que age por meio de baixíssimas temperaturas, congelando e rompendo as células de gordura (adipócitos) em diversas áreas do corpo. Junto com uma boa dieta e atividade física regular, conseguimos atuar naquelas gordurinhas localizadas que teimam em sair.

 

>>> Cuidados com o cabelo 

 

Por fim, mas não menos importante, vale destacar os cuidados com a saúde capilar. Os homens, assim como as mulheres, se preocupam muito com a estética do cabelo e se incomodam com a queda acentuada dos fios. Na maioria das vezes, o problema é decorrente da calvície ou alopécia androgenética, doença que têm como causa fatores hormonais e hereditários.

Além de medicamentos tópicos e orais, como o Minoxidil e a Finasterida, outros procedimentos podem ser indicados para estimular o crescimento de novos fios e frear a progressão da alopécia, como:

5) Hair Robot da plataforma FOTONA: são utilizadas duas ponteiras da plataforma FOTONA no couro cabeludo, visando aumentar fluxo sanguíneo e a atividade metabólica local, além de potencializar a penetração de ativos e medicamentos importantes para o crescimento capilar.

6) O MMP®: a Microinfusão de Medicamentos na Pele visa depositar, de forma homogênea, vitaminas, medicamentos e outros ativos específicos no couro cabeludo. O MMP Capilar é realizado por meio de um equipamento com micro agulhas, que penetram suavemente na pele do couro cabeludo.

7) A aplicação de lasers de baixa potência: a aplicação deste tipo de laser promove  um processo chamado fotobioestimulação, em que o metabolismo das células do bulbo capilar é estimulado, aumentando o tempo de crescimento dos fios, reduzindo as possíveis inflamações na região e melhorando a circulação sanguínea local.

A consulta com um dermatologista é fundamental para esclarecer quais são os procedimentos mais indicados em cada caso. 

Comentários: