“Dra., é possível afinar o meu rosto sem cirurgia?” Essa é uma das perguntas frequentes que escuto em consultório. De fato, algumas pacientes, mesmo estando no peso ideal, podem apresentar uma face com maior quantidade de gordura, o que promove um aspecto de  rosto “gordinho” ou com falta de definição dos ângulos faciais.

Primeiramente, é importante esclarecer que, especialmente na juventude, a face tende a ser mais “cheinha”, devido à boa composição dos compartimentos internos de gordura. Durante o processo de envelhecimento, há a reabsorção gradual desses coxins gordurosos do rosto, fazendo com que ele naturalmente se torne mais fino com o passar dos anos.

Desde que haja uma avaliação médica criteriosa, é possível amenizar o aspecto do rosto arredondado, afinando-o com naturalidade por meio de técnicas minimamente invasivas, como:

 

A aplicação da TOXINA BOTULÍNICA no músculo masseter

A Toxina Botulínica, comercialmente conhecida como Botox, é uma substância derivada da bactéria Clostridium botulinum, que bloqueia os sinais nervosos musculares, relaxando os músculos e diminuindo a mímica facial. A substância é injetada no músculo por meio de uma agulha fina, sem a necessidade de qualquer anestésico, mas nos casos de pacientes sensíveis, é possível utilizar um anestésico tópico local, cerca de 1 hora antes do procedimento.

Para afinar o rosto, a Toxina é aplicada no masseter, na região mandibular, diminuindo a força muscular e promovendo mais suavidade e feminilidade à face. Os resultados do tratamento podem ser observados cerca de uma semana após a aplicação e duram, em média, entre 4 a 6 meses, dependendo de cada organismo.

 

PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO no terço médio

A técnica conhecida como Top Model Look, do MD Codes visa aplicar o ácido hialurônico em pontos específicos na região malar – que compreende a altura das maçãs do rosto – e no osso zigomático. O resultado é a sensação de “emagrecimento” ou afinamento das bochechas, com o “efeito blush” (assim como se faz com a aplicação de contornos da maquiagem).

 

Ultrassom Micro e Macrofocado – ULTRAFORMER III

O Ultraformer III é uma tecnologia não invasiva que age em camadas profundas da pele com a coagulação, cicatrização de feridas e remodelação de colágeno. O equipamento aquece de forma controlada e intensa a pele e fáscia muscular por meio da da combinação dos dois tipos de ultrassom, o micro e o macrofocado. Com isso, gera-se um calor de 65,4 ° C na área tratada, provocando a coagulação e auxiliando no processo de cicatrização de feridas do sistema imunológico do corpo, o que ativa a produção de colágeno. Além disso, a tecnologia melhora o tônus muscular e destrói as células de gordura em excesso. Na face, o resultado é uma pele mais firme, com efeito lifting e a sensação de afinamento facial.

É importante ressaltar que, em alguns casos, a melhor indicação para o emagrecimento facial pode sim ser cirúrgica. Por isso, a avaliação detalhada com o seu médico dermatologista é fundamental.

Comentários: