Olhe-se no espelho e encare as suas rugas. O que você sente ao vê-las?

Apesar de representarem um grande incômodo estético para a maioria dos pacientes, é preciso concordar que as rugas são elementos super importantes para a história da nossa pele. Uma vez ouvi dizer que “as linhas da face nos lembram os lugares onde já estivemos, as lágrimas que choramos e, principalmente, quantos sorrisos abrimos”. Lindo isso, concorda?

Os sinais do tempo representam nosso amadurecimento, nossas experiências de vida, nossos aprendizados… e, por isso, devemos ser, de certa maneira, gratos a eles! Mas,  deixando o emocional de lado e partindo para o lado prático, também precisamos concordar que ninguém deseja envelhecer mal, sem se cuidar, não é mesmo? Se você deseja atenuar as rugas profundas, mantendo a expressão e a naturalidade, atenção para as dicas abaixo:

 

Como evitar o surgimento das rugas?

 

Por meio de alguns hábitos no dia a dia e de tratamentos em consultório, é possível postergar o surgimento das linhas faciais, sejam elas estáticas ou dinâmicas. É importante, por exemplo, apostar na boa hidratação cutânea com o uso de cremes específicos para o seu tipo de pele, evitar a exposição ao sol e sempre se proteger com o uso de um bom filtro solar. A realização de tratamentos preventivos, como a aplicação da Toxina Botulínica, preenchimentos e a Hidratação Injetável também ajudam a evitar o surgimento precoce das linhas faciais.

 

Como diferenciar os diferentes tipos de rugas?

De forma geral, podemos classificar as rugas em 4 tipos principais:

 

 

  • Rugas estáticas

 

São causadas pela perda de elasticidade e firmeza da pele, em decorrência da queda na produção de colágeno com o passar dos anos. Fatores como a falta de hidratação e a exposição cumulativa ao sol também contribuem para acelerar o surgimento das rugas estáticas ou agrava-las, tornando-as mais profundas.

 

 

  • Linhas de expressão ou dinâmicas

 

As linhas ou rugas de expressão são provocadas pelos movimentos repetitivos dos músculos faciais ao longo do tempo ou seja, pela mímica facial. São as ruguinhas da testa, entre as sobrancelhas (ruga de bravo), “pés de galinha” (na lateral dos olhos),  “código de barras” (ao redor da boca), dentre outras.

 

 

  • Rugas gravitacionais

 

As rugas gravitacionais surgem devido à ação da gravidade na pele, que, com o passar dos anos, intensifica a flacidez cutânea e a queda dos tecidos faciais. Geralmente são mais comuns ao redor do maxilar, bigode chinês, queixo, ruga de marionete e pescoço.

 

  • Linhas do sono ou sleeplines

 

As rugas do sono são provocadas pela dobra da pele ao dormir ou pela pressão que o travesseiro exerce sobre o rosto e o colo durante a noite.

 

E como tratá-las?

Nos casos em que as ruguinhas já são aparentes, é possível realizar diversos tratamentos para atenuá-las, como:

 

 

  • Toxina Botulínica

 

A Toxina Botulínica, comercialmente conhecida como Botox, é uma substância derivada da bactéria Clostridium botulinum, que bloqueia os sinais nervosos musculares, relaxando os músculos e diminuindo a mímica facial para, consequentemente, atenuar as rugas dinâmicas da face. A substância é injetada no músculo por meio de uma agulha fina, sem a necessidade de qualquer anestésico, mas nos casos de pacientes sensíveis, é possível utilizar um anestésico tópico local, cerca de 1 hora antes do procedimento. Os resultados do tratamento podem ser observados cerca de uma semana após a aplicação e duram, em média, entre 4 a 6 meses, dependendo de cada organismo.

 

  • Preenchimento com ácido hialurônico

 

Tratamento que visa sustentar a face e posicioná-la, suavizando as rugas secundárias ao desabamento da face. Podemos também, após sustentação do rosto com pontos profundos, aplicar, no tecido subcutâneo, ácido hialurônico de diferentes reologias, com o objetivo de preencher as rugas estáticas, propriamente ditas,  que já se tornaram profundas. É uma boa alternativa para os sulcos e vincos do bigode chinês, ruga de marionete e ao redor da boca, por exemplo. O tempo médio de duração do preenchimento é de 12 meses.

 

  • Bioestimuladores de colágeno

 

A aplicação de substâncias bioestimuladoras, como o Ácido Polilático e a Hidroxiapatita de Cálcio, visa estimular a produção de colágeno, a fim de melhorar a firmeza e a textura da pele nas áreas tratadas, atenuando as rugas superficiais.

  • Microagulhamento RobóticoEndymed


Equipamento com microagulhas em sua extremidade que emite, dentro da pele, uma energia de radiofrequência, a fim de estimular profundamente a produção de colágeno. O resultado é uma pele mais firme, livre de flacidez e das ruguinhas aparentes.

 

  • Fotona 3D e 4D

 

Plataforma moderna que combina dois tipos de laser em uma mesma sessão, o ND Yag e o Erbium Yag. Juntas, essas tecnologias atuam na produção de colágeno de todas as camadas da pele, melhorando a flacidez e a textura cutânea. Trata-se de uma excelente alternativa para tratar as linhas finas da face, mãos, colo e pescoço.

 

 

  • Ultraformer III

O Ultraformer III é uma tecnologia de ultrassom Micro e Macrofocado que produz pontos de coagulação na pele, atingindo camadas profundas e estimulando a produção de colágeno novo. Na face, o Ultraformer trata regiões como a testa, ao redor dos olhos, bochechas, ao redor da boca e pescoço, melhorando as rugas já instaladas.

 

Lembrando que é fundamental consultar um dermatologista para saber qual o melhor tratamento no seu caso.

Comentários: