Quer saber qual o grande segredo para envelhecer bem, mantendo a beleza da pele sem precisar esconder a idade? Já falamos muito sobre isso por aqui… a P-R-E-V-E-N-Ç-Ã-O.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o envelhecimento facial é decorrente de vários fatores e não apenas da perda de firmeza da pele. Com o passar dos anos, além da diminuição na produção de colágeno, a face passa por alterações em camadas profundas, que favorecem a sua queda, como:

-> A perda gradual dos compartimentos de gordura ou coxins gordurosos;

-> Diminuição de força e tônus muscular;

->  E a reabsorção significativa de tecido ósseo;

Ainda vale incluir fatores externos e hábitos inadequados que aceleram o surgimento dos sinais do envelhecimento:

-> A exposição ao sol sem proteção;

-> O consumo exagerado de açúcares;

-> A falta de hidratação do corpo;

-> Entre outros.

 

Mas, afinal, é possível EVITAR os sinais do tempo?

Sabemos que não é possível paralisar o tempo, mas podemos sim escolher COMO queremos envelhecer. Por meio de cuidados em casa e de tratamentos preventivos, desde a juventude, é possível manter a beleza facial e evitar a necessidade de tratamentos mais invasivos no futuro.


Os cuidados em casa

Para garantir uma pele jovial, bonita e saudável em qualquer faixa etária, é importante apostar diariamente em cuidados especiais de skincare:

 

  • A boa limpeza da face

 

O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes específicos, prescritos pelo seu dermatologista. Essa prática pode parecer simples, mas é fundamental para evitar o acúmulo de sujidades e poluição que podem acelerar o envelhecimento precoce. Além disso, é importante apostar em bons demaquilantes e tônicos, que ajudam a remover resíduos, maquiagens e outros produtos que possam permanecer na cútis. 

 

  • O uso do filtro solar

 

Apostar no uso de um bom protetor solar, diariamente, também é extremamente importante para evitar manchas, rugas e a flacidez, além de prevenir doenças como o Câncer de Pele. O ideal é utilizar filtros com FPS 30, no mínimo, e reaplicar o produto de 3 em 3 horas. Além disso, é interessante sempre escolher o filtro solar de acordo com o seu tipo de pele. 

 

  • Hidratação

 

Outra dica para quem deseja prevenir as ruguinhas e o aspecto craquelado da pele é apostar na boa hidratação. Além de evitar o ressecamento cutâneo, os bons hidratantes ajudam a manter em dia a elasticidade cutânea, prevenindo a flacidez. Para saber qual o hidratante mais indicado no seu caso, consulte um dermatologista.

 

  • Uso de antioxidantes e ativos

 

Por fim, mas não menos importante, a utilização de dermocosméticos com propriedades antioxidantes – como a vitamina C ou os alfa-hidroxiácidos – é muito benéfica para a pele. Esses ativos estimulam a produção de colágeno e otimizam a proteção cutânea, evitando o envelhecimento precoce.

Os tratamentos dermatológicos em consultório

Quando o assunto são os procedimentos em consultório, o ideal é apostar na associação de técnicas para prevenir o envelhecimento em todas as suas camadas, ou seja, tratar a perda de volume, a perda de sustentação e a qualidade da pele. Assim, os procedimentos mais indicados são:

 

 

  • A Toxina Botulínica 

 

Proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, que provoca um relaxamento muscular, enfraquecendo o músculo e fazendo com que sua contração diminua, atenuando as rugas faciais dinâmicas (provocadas pelo movimento) e a prevenção de linhas profundas.

 

  • O preenchimento facial e o MD Codes®

 

O Ácido Hialurônico é uma substância presente no organismo, que vai diminuindo com o passar do tempo. Trata-se de um componente totalmente seguro, que oferece sustentação, volume e firmeza para a pele. O preenchimento cutâneo e o MD Codes™ têm como objetivo sustentar a face por meio da aplicação do preenchedor em planos profundos, devolvendo volume ao tecido ósseo e aos coxins de gordura que foram reabsorvidos com o tempo. No MD Codes™ a aplicação do preenchedor é feita de forma totalmente individualizada, utilizando técnicas especiais e maior volume de produto, com entrega de resultados muito mais satisfatórios e também mais naturais.

 

  • Os Bioestimuladores de Colágeno

 

Componentes injetados na pele que estimulam, de forma intensa, a autoprodução de novas fibras de colágeno e elastina pelo organismo, promovendo a melhora da textura da pele e o aumento da firmeza e espessura cutânea. Existem diversas substâncias bioestimuladoras, com objetivos diferentes e indicações específicas, como:

  • Ácido Poli-L-lático: substância injetada na derme média a profunda, que age ativando a neocolagênese, uniformizando e aumentando a espessura e firmeza da pele. O ácido Poli-L-lático é indicado para pacientes que sofrem com a flacidez em graus médio a moderado, podendo ser injetado em regiões como face, glúteos, abdômen, braços, coxas, entre outros.

  • Hidroxiapatita de cálcio: composto sintético biocompatível com o organismo, que visa preencher áreas deprimidas e induzir a formação de colágeno novo. O procedimento é muito utilizado em áreas faciais e em regiões mais delicadas, como as mãos, conferindo volume e melhorando a textura da pele na região.

 

 

  • O Fotona 4D

 

O Fotona 4D combina dois tipos de lasers potentes – o ND Yag e o Erbium Yag – que atuam simultaneamente para a renovação de todas as camadas cutâneas, aquecendo a pele de forma controlada e estimulando a síntese de colágeno novo.

Desta forma, o Fotona 4D consegue trabalhar as regiões profundas, medianas e superficiais da pele, corrigindo imperfeições e os principais sinais do envelhecimento. O resultado é a melhora considerável da textura da pele e o efeito de lifting natural, deixando a pele mais firme e redefinindo todo o contorno da face. 


O procedimento pode ser feito em todos os tipos e cores de pele, com alta eficiência e segurança.

 

  • E o ultrassom micro e macrofocado – Ultraformer III

 

Tecnologia que produz pontos de coagulação na pele, desencadeando um processo inflamatório e estimulando a neocolagênese. O resultado do tratamento com o Ultraformer III é uma pele mais firme e um efeito lifting ou tightening, sem cirurgia. O tratamento pode ser feito em todos os tipos de pele e os seus resultados progridem de forma gradual por até seis meses após a primeira sessão. Na face, o Ultraformer III trata regiões como a testa, ao redor dos olhos, bochechas, papada e pescoço, melhorando rugas e a flacidez da pele. 

Para saber qual o melhor tratamento no seu caso, é fundamental a consulta com um dermatologista. Quer saber mais sobre esses procedimentos? Entre em contato com a  nossa equipe!

 

Comentários: