O que é?

A flacidez é, de forma geral, a perda de elasticidade da pele que pode ser causada por fatores genéticos, ambientais e de maus hábitos como o sedentarismo.
A flacidez da pele muitas vezes pode ser confundida pela flacidez muscular. Isso acontece porque, quando o músculo é flácido, a pele acaba demonstrando esse aspecto, mesmo não apresentando nenhuma alteração em sua composição.

Causas

Podemos dizer que os principais fatores responsáveis pela flacidez da pele são:
● Flacidez muscular: geralmente consequência do envelhecimento ou falta de atividades físicas.
● Alimentação inapropriada: os alimentos são o que constroem seus tecidos e músculos e, portanto, influenciam diretamente a flacidez da pele.
● Exposição ao sol: os raios UV podem danificar o tecido da pele e causar flacidez.
Além dessas causas, fatores genéticos também parecem estar associados ao aspecto de flacidez da pele em algumas pessoas.

Sintomas e Tratamentos

Não existem sintomas relacionados à flacidez além do próprio aparecimento em si.
Apesar de existir uma quantidade considerável de tratamentos disponíveis atualmente, a melhor forma de tratar a flacidez ainda é através da prevenção.
Os tratamentos englobam exercícios físicos regulares, alimentação balanceada e cuidados dermatológicos periódicos, com uso de substâncias que estimulem colágeno e promovem firmeza da pele, além de tratamentos como indutores percutâneos de colágeno por agulhas (IPCA) e lasers.
Se você apresenta propensão à flacidez, procure seu dermatologista. Ele saberá lhe indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Comentários: