O que é?

O fotoenvelhecimento é o envelhecimento cutâneo causado pela exposição solar que ocorre ao longo da vida. Ele é caracterizado pelo aparecimento de rugas finas principalmente ao redor dos olhos e boca e manchas acastanhadas nas áreas fotoexpostas (face, colo, braços e mãos)
Isso acontece, basicamente, pelos danos causados pelos raios UV do sol, que são acumulativos e acabam destruindo algumas proteínas e fibras da pele que são responsáveis pela elasticidade e aparência jovem da mesma.
Apesar de ser natural e inevitável, o fotoenvelhecimento pode ser suavizado evitando-se muita exposição ao sol, uso regular do filtro solar e alguns tipos de tratamentos específicos, que serão abordados mais adiante.

Sintomas e Tratamentos

Não existem sintomas graves relacionados exclusivamente ao fotoenvelhecimento.
Ele se caracteriza principalmente pelo aparecimento de rugas, flacidez e manchas em áreas expostas ao sol.
A melhor forma de tratar o fotoenvelhecimento é através da prevenção, que seria evitar períodos prolongados de exposição ao sol, não se expor em horários de pico (entre 10h e 16h) e usar protetor solar de forma regular.
Em casos mais extensos ou por razões estéticas, existem centenas de tipos de tratamentos para o combate ou reparação dos danos, como por exemplo:
● Filtro solar
● Clareadores tópicos
● Peeling químico
● Microagulhamento
● Radiofrequência
● Luz intensa pulsada
● Lasers fracionados ablativos e não ablativos

Sempre procure um dermatologista para saber qual o tratamento mais indicado para seu caso, e nunca se auto medique.

Comentários: