O que é?

A fotossensibilidade é uma reação exagerada e incomum da pele quando exposta a algum tipo de luz, como os raios ultravioletas ou a luz visível.
Essa condição não traz complicações graves ao paciente, mas dependendo do nível de exposição pode deixar manchas ou lesões na pele da pessoa. Além disso, ela pode aparecer em várias regiões do corpo, e não somente nas áreas expostas ao sol, o que dificuldade bastante a sua detecção.
As reações desencadeadas pela fotossensibilidade podem durar minutos ou dias, dependendo muito da resposta de cada paciente.

Causas

Não existem muitos estudos explorando as causas da fotossensibilidade, e estudos relatam que tal condição pode ser causada por fatores genéticos, ambientais ou como consequências de alguns medicamentos.

Sintomas e Tratamentos

Os sintomas da fotossensibilidade podem ser:
● Aparecimento de erupções na parte superficial da pele, geralmente causadas pela reação à alguma substância química.
● Manchas, descamação, bolhas, coceiras em partes variadas do corpo.
Os tratamentos variam de acordo com cada tipo de reação (alérgica ou tóxica) e na maioria das vezes os sintomas desaparecem em alguns dias.
O uso de filtro solar antes de sair de casa, principalmente nos horários de pico (entre 10h e 16h) ainda é o melhor tratamento e forma de prevenir a fotossensibilidade. Porém, em casos mais graves, o dermatologista pode recomendar o uso de alguns medicamentos.

Comentários: