Não tem jeito: durante as estações mais frias do ano a pele costuma sofrer com as temperaturas amenas e o clima seco, favorecendo o surgimento de alergias, o ressecamento excessivo e o aspecto craquelado. Por isso, manter cuidados especiais com a pele e seus anexos durante o inverno é muito importante.

 

O cuidado começa com a ingestão de água

No frio, é muito comum que as pessoas passem a ingerir menos água durante o dia. No entanto, é fundamental frisar que a quantidade de líquidos que devem ser tomados para manter a saúde e o viço da pele continua a mesma! Assim, o ideal é ingerir grande quantidade água, chás e sucos (mínimo 1,5L), hidratando o corpo de dentro para fora. 

 

Como evitar o ressecamento excessivo da pele durante o inverno?

Para evitar os sintomas desagradáveis que o inverno pode provocar na pele, é fundamental apostar na boa HIDRATAÇÃO cutânea. Os hidratantes mais densos, como as manteigas corporais, são bem-indicados nessa época do ano. O ideal é que a aplicação dos cremes seja feita logo após o banho, momento em que os poros estão mais dilatados e a pele consegue absorver melhor o produto.

 

E a face, precisa hidratar?

Sim. Assim como o corpo, a pele facial também sofre com o aspecto craquelado no inverno. No entanto, para o rosto é importante escolher um hidratante específico, que seja ideal para a sua textura de pele. Na dúvida, a consulta com o dermatologista pode esclarecer quais são as melhores opções de hidratantes no seu caso. Outra dica importante é apostar na boa hidratação dos lábios, com a aplicação de cremes e batons que previnam o ressecamento.

 

Outras dicas e cuidados essenciais para manter a pele hidratada durante o inverno:

 

  • Evitar banhos quentes e muito demorados;
  • Evitar usar sabonetes muito fortes ou em demasia;
  • Evitar o uso de buchas, que contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico;
  • Usar um bom hidratante logo após sair do banho, a fim de ajudar na penetração do creme;
  • Não deixar de usar hidratantes específicos para a face, se necessário;
  • Apostar em balms ou batons hidratantes para os lábios, que também costumam ressecar muito no inverno;
  • Usar filtro solar diariamente e optar por fórmulas hidratantes, quando possível, nesta época do ano

 

A hidratação injetável

Para quem deseja manter a pele bem hidratada, seja na face, atenuando linhas finas e promovendo mais viço, ou no corpo, evitando o aspecto esbranquiçado, uma boa dica é apostar no Skinbooster  ou hidratação injetável. Esse procedimento consiste em aplicar um tipo de ácido hialurônico de reologia bem fluida na pele, com o intuito de atrair moléculas de água e hidratar profundamente a região tratada. 


Além de atenuar pequenas ruguinhas e melhorar o aspecto craquelado na face, a técnica promove um efeito gloss natural nos lábios e pode ajudar a evitar o ressecamento e a formação de placas ásperas no corpo, em áreas como os cotovelos e joelhos. A aplicação rápida e não causa nenhum desconforto. Os pacientes podem retomar suas atividades habituais logo em seguida.

Comentários: