O que é?

A onicomicose é uma infecção causada por fungos, que acomete as unhas, tanto das mãos, quanto dos pés. Esses fungos se alimentam da proteína constituidora da unha, a queratina.
Quase sempre as unhas dos pés são as mais afetadas, por possuírem condições ideais para o crescimento de fungos, como ambiente úmido, escuro e um pouco mais quente.
Existem vários tipos de onicomicose, e na maioria dos casos observamos o descolamento da unha, com produção de material (similar a “massa”) embaixo da unha, com alteração de sua coloração. Não existem complicações graves, mas se não for tratada por um profissional qualificado, a infecção pode se tornar crônica e causar transtornos estéticos importantes, com deformidades ungueais.

Causas

Como já foi dito, o que causa a onicomicose é a infecção das unhas (geralmente dos pés) por fungos, que crescem de forma mais intensa em ambientes úmidos, escuros e moderadamente aquecidos.
A falta de higienização das unhas também pode ser considerada um fator precipitante, uma vez que esses fungos são contraídos em ambientes sujos como chão contaminado e solo.

Sintomas e Tratamentos

As unhas afetadas começam a apresentar alterações da coloração, descolamento da lâmina ungueal e produção de material esbranquiçado embaixo da unha. Se não tratada precocemente, deformidades da unha podem ser observadas.
O Tratamento para esse tipo de infecção pode ser feito através do uso de medicamentos tópicos, como esmaltes com substâncias antifúngicas, assim como medicamentos antifúngicos orais, sempre com indicação de um especialista. Em casos refratários, o tratamento com laser é uma opção terapêutica eficaz.
O tratamento pode durar entre 4 a 6 meses, dependendo do local afetado e do comprometimento ungueal. O dermatologista é o médico mais indicado para iniciar o tratamento e acompanhar a melhora da lesão.

Comentários: