Qual noiva não deseja estar perfeita no dia do seu casamento? É muito comum receber aqui no consultório pacientes que vão se casar e desejam cuidar da saúde da pele. Afinal, todos os olhares do dia da celebração estarão voltados para o casal e ninguém deseja se sentir desconfortável com o aspecto da sua própria pele, concorda?

Até mesmo as maquiagens de noiva, por mais poderosas que sejam, não conseguem disfarçar algumas imperfeições na face, como os poros dilatados, a acne e, em alguns casos, as manchas do Melasma. É sobre essa última queixa que falarei hoje.

 

O que é o Melasma?

Melasma é uma doença crônica, que não tem cura, caracterizada pelo surgimento de manchas assimétricas e acastanhadas na face – especialmente no nariz, bochechas,buço e testa.

As causas relacionadas ao surgimento da condição incluem fatores genéticos, hormonais e hábitos como a exposição ao sol e ao calor.

As mulheres, principalmente de fototipos altos (III e IV) devem redobrar a atenção com a pele, já que são consideradas mais propensas para desenvolver essas manchas. Além disso, quem faz o uso de anticoncepcionais hormonais ou já passou por uma gravidez também tem o risco aumentado para o surgimento do Melasma.

 

Como tratar o Melasma?

Como falado, infelizmente o Melasma ainda não tem cura. No entanto, é possível controlar as manchinhas por meio de hábitos diários e tratamentos regulares em consultório.

Os cuidados em casa

O principal cuidado para evitar o agravamento do Melasma é a proteção contra os raios solares. O uso do filtro solar, de preferência com cor e de alto FPS, é fundamental. Além disso, vale a pena apostar em antioxidantes orais e na proteção mecânica da pele, com o uso de bonés, óculos e roupas com proteção UV.


Muitas vezes, o dermatologista pode indicar cremes com ácidos específicos para uso tópico em casa, visando o clareamento da pele. A escolha do melhores ácidos, bem como a sua concentração em cada paciente, deve ser feita pelo seu médico.

 

Os tratamentos

-> Laser YAG Q-Switched (Spectra®): Laser que emite uma onda de energia extremamente rápida, atingindo e quebrando os pigmentos na pele. Trata-se de uma tecnologia extremamente seletiva e segura contra o Melasma.

->  EndyMed – Microagulhamento Robótico: Equipamento de microagulhamento robótico que provoca, de forma automatizada e segura, pequenas punturas na pele, estimulando a produção de colágeno . Além do efeito de bioestimulação, o tratamento pode ser associado à técnica de drug delivery, com a entrega de medicamentos clareadores na pele após a sessão, o que otimiza a sua absorção e potencializa os efeitos dos ativos aplicados na área tratada.

-> Peeling químico: Tratamento que promove a renovação celular por meio da aplicação de ácidos específicos na pele. Para tratar o Melasma, o indicado é que os peelings sejam menos agressivos, evitando o efeito rebote, mas realizados com mais frequência, a fim de retirar, gradualmente o pigmento das manchas.

-> Microagulhamento com drug delivery e o MMP®: assim como o EndyMed, essas técnicas visam perfurar a pele de forma controlada, estimulando a produção de colágeno novo e potencializando a absorção de medicamentos aplicados diretamente na áreas tratadas.


Quanto tempo antes é importante procurar o seu dermatologista?

De forma geral, o indicado é buscar ajuda médica 1 ano antes do casamento. Dessa forma, o seu dermatologista conseguirá montar um protocolo de tratamento para todas as queixas reportadas. No entanto, mesmo com menos tempo antes do casamento é possível otimizar o aspecto das manchas na face. Em relação ao Melasma, pedimos, pelo menos, 4 a 6 meses de antecedência para conseguir controlar as manchas e tornar a pele mais uniforme para o grande dia.

A avaliação do dermatologista é fundamental para esclarecer como prevenir as manchas e quais os melhores tratamentos para controlá-las no seu caso.

Comentários: