“Prevenir é melhor do que remediar” – Você certamente já escutou essa máxima.

Mas você sabia que esse ditado também é extremamente válido para a beleza e a jovialidade da pele? Na Dermatologia, chamamos de Prejuvenation ou Prejuvenescimento o conceito que visa a prevenção dos sinais do tempo antes que eles se instalem.

Seja por meio dos cuidados em casa ou em consultório médico, o fato é que quem deseja ter a pele sempre jovem deve iniciar os tratamentos preventivos desde cedo, postergando o surgimento de rugas, manchas e flacidez.

 

Os cuidados em casa

Para garantir uma pele jovial, bonita e saudável em qualquer faixa etária, é importante apostar diariamente em cuidados especiais de skincare:

 

  • A boa limpeza da face

 

O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia com sabonetes específicos, prescritos pelo seu dermatologista. Essa prática pode parecer simples, mas é fundamental para evitar o acúmulo de sujidades e poluição que podem acelerar o envelhecimento precoce. Além disso, é importante apostar em bons demaquilantes e tônicos, que ajudam a remover resíduos, maquiagens e outros produtos que possam permanecer na cútis.

 

 

  • O uso do filtro solar

 

Apostar no uso de um bom protetor solar, diariamente, também é extremamente importante para evitar manchas, rugas e a flacidez, além de prevenir doenças como o Câncer de Pele. O ideal é utilizar filtros com FPS 30, no mínimo, e reaplicar o produto de 3 em 3 horas. Além disso, é interessante sempre escolher o filtro solar de acordo com o seu tipo de pele.

 

 

  • Hidratação

 

Outra dica para quem deseja prevenir as ruguinhas e o aspecto craquelado da pele é apostar na boa hidratação. Além de evitar o ressecamento cutâneo, os bons hidratantes ajudam a manter em dia a elasticidade cutânea, prevenindo a flacidez. Para saber qual o hidratante mais indicado no seu caso, consulte um dermatologista.

 

 

  • Uso de antioxidantes e ativos

 

Por fim, mas não menos importante, a utilização de dermocosméticos com propriedades antioxidantes – como a vitamina C ou os alfa-hidroxiácidos – é muito benéfica para a pele. Esses ativos estimulam a produção de colágeno e otimizam a proteção cutânea, evitando o envelhecimento precoce.

 

Os tratamentos mais indicados

  • Fotona 3D


A plataforma FOTONA 3D® une os lasers Nd:Yag e Erbium, permitindo o uso de diferentes ponteiras em uma mesma sessão, a fim de estimular colágeno em várias camadas da pele. O resultado é a melhora da textura cutânea e poupança de colágeno para prevenir o surgimento dos sinais do tempo.

  • Bioestimuladores + Ultraformer III®

Dupla padrão ouro para estímulo de colágeno e combate à flacidez na face e no corpo. Os bioestimuladores cutâneos (Sculptra® e Radiesse®) promovem uma reação inflamatória na pele, desencadeando a neocolagênese. Já o Ultraformer III® age por meio da tecnologia de ultrassom micro e macrofocado de última geração, provocando pontos de coagulação na derme profunda e na fáscia muscular, também estimulando a síntese das fibras de colágeno e elastina.

 

 

  • Toxina Botulínica

 

A aplicação da Toxina Botulínica age relaxando os músculos responsáveis pela formação das rugas dinâmicas na face. O tratamento ajuda a prevenir o surgimento de linhas profundas e marcadas no rosto. Além disso, a Toxina pode ser aplicada no músculo platisma, do pescoço, com o objetivo de melhorar o contorno facial.

 

 

  • MD Codes

 

Técnica de preenchimento em que se aplica ácido hialurônico em pontos previamente mapeados da face, com o objetivo de preservar a sustentação e prevenir a reabsorção dos coxins gordurosos, mantendo o contorno do rosto bem definido.

São várias as opções disponíveis para prevenir ou postergar os sinais do tempo, portanto, não há mais desculpas para não se cuidar, concorda?

Nunca se esqueça: a jovialidade da sua pele no futuro depende de como você se cuida agora!

 

Comentários: