A região ao redor da boca, tecnicamente chamada de perioral, é uma das áreas da face que mais sofre com o processo de envelhecimento. Fatores como a mímica facial, a perda de firmeza da pele e a queda das estruturas superiores do rosto favorecem o surgimento de linhas marcadas e profundas, conhecidas como “código de barras”, “bigode chinês” e  “ruga da marionete”.

Por que essas rugas se formam?

O processo de formação dessas linhas de expressão se deve à diversos fatores, como a perda gradual de colágeno da pele, a movimentação excessiva dos músculos ao redor da boca e a reabsorção de coxins gordurosos, provocando a queda das estruturas superiores do rosto.

Além desses fatores, que são intrínsecos ao processo de envelhecimento, alguns hábitos diários, como a exposição ao sol sem proteção e o tabagismo, podem acelerar o surgimento das linhas perioral.

Como tratar?

Felizmente, quem sofre com as ruguinhas ao redor da boca pode apostar em várias técnicas e tecnologias para rejuvenescer a região. Veja algumas das principais técnicas que podem ser realizadas:

  • Ultraformer III

O Ultraformer III é uma tecnologia de ultrassom Micro e Macrofocado que produz pontos de coagulação na pele, atingindo camadas profundas e estimulando a produção de colágeno novo. Trata-se de uma ótima alternativa para prevenir e tratar as linhas que se formam ao redor da boca.

 

  • Peelings químicos e físicos

De forma geral, o peeling químico consiste na utilização de substâncias específicas que removem a camada superior da pele, que em seguida será substituída pelas novas células que são produzidas naturalmente pelas camadas mais inferiores. O procedimento pode ser superficial, médio ou profundo, a depender da concentração dos ácidos utilizados na pele. Além de renovar as camadas cutâneas, os peelings estimulam a produção de colágeno novo,

melhorando de forma geral a textura da pele e a aparência de cicatrizes como as estrias.

  • Microagulhamento

Procedimento realizado por meio de diversas agulhas finas e esterilizadas dispostas em um equipamento de rolamento (roller). Ao ser aplicado na pele, o roller provoca pequenas punturas, aumentando a vasodilatação, estimulando a formação de colágeno e auxiliando na absorção de alguns medicamentos e ativos na pele.

 

  • Aplicação da Toxina Botulínica

A Toxina Botulínica, comercialmente conhecida como Botox, é uma substância derivada da bactéria Clostridium botulinum, que bloqueia os sinais nervosos musculares, relaxando os músculos periorais e diminuindo a mímica facial para, consequentemente, atenuar as rugas dinâmicas ao redor da boca.

A substância é injetada no músculo por meio de uma agulha fina, sem a necessidade de qualquer anestésico, mas nos casos de pacientes sensíveis, é possível utilizar um anestésico tópico local, cerca de 1 hora antes do procedimento. Os resultados do tratamento podem ser observados cerca de uma semana após a aplicação e duram, em média, entre 4 a 6 meses, dependendo de cada organismo.

 

  • Preenchimento com ácido hialurônico

Tratamento que visa aplicar, no tecido subcutâneo, ácido hialurônico de diferentes reologias, com o objetivo de preencher as rugas estáticas que já se tornaram profundas. É uma boa alternativa para a ruga de marionete e os códigos de barra, ao redor da boca, por exemplo. Além disso, a aplicação do preenchedor em pontos profundos, a fim de repor volume aos coxins reabsorvidos, ajuda a sustentar o terço médio da face, evitando o agravamento de vincos profundos como o  bigode chinês. O tempo médio de duração do preenchimento é de 18 meses.

 

  • EndyMed – Microagulhamento Robótico

O EndyMed™ é um equipamento de microagulhamento robótico que provoca, de forma automatizada e segura, pequenas punturas na pele, estimulando a produção de #colágeno . Além do efeito de microagulhamento, esta tecnologia emite uma energia de Radiofrequência na área tratada, permitindo agir em camadas profundas da pele e potencializando os resultados na síntese de colágeno. O tratamento pode ser associado à técnica de drug delivery, com a entrega de medicamentos na pele após a sessão, o que otimiza a sua absorção e potencializa os efeitos dos ativos aplicados na área tratada.

 

  • Skinbooster ou hidratação injetável

Aplicação de um tipo específico de ácido hialurônico, mais fluido, que não visa devolver volume, mas sim hidratar profundamente a pele, promovendo a melhora da textura cutânea e atenuando as linhas periorais.

 

  • Uso de lasers

Por fim, uma ótima opção são os lasers como o FOTONA, com as ponteiras de Erbium e intra-oral, que agem nas camadas profundas da pele, estimulando a neocolagênese e melhorando de forma global a textura da pele.

É importante dizer que esses tratamentos podem ser realizados de forma isolada ou em associações, para melhores resultados. Só o dermatologista poderá avaliar quais os melhores  procedimentos em cada caso.

 

Comentários: