Sobrancelhas bem desenhadas e arqueadas + cílios longos e volumosos: esse é o combo de beleza que muitas mulheres adorariam ter. De fato, as sobrancelhas e os cílios são caracteristicas fundamentais para a estética da face e do olhar. 

Mas quem não nasceu agraciada com sobrancelhas e cílios perfeitos, não precisa se desesperar! Atualmente, por meio de cuidados e tratamentos específicos é possível melhorar muito a aparência dessa região periocular.

 

Os cuidados essenciais com as SOBRANCELHAS

O primeiro cuidado básico é evitar ao máximo retirar os pelos das sobrancelhas. Quando retirados de forma inadequada pode ocorrer falhas irreversíveis. Além disso, é importante hidratar os pelinhos do supercílio, você sabia? A boa hidratação no local favorece o seu crescimento e a saúde do pelo. É fundamental estar sempre atento aos fios da sobrancelhas e, se notar qualquer alteração na quantidade de pelos, procurar a orientação de um dermatologista, já que algumas alopecias graves – como a alopecia areata e alopecia frontal fibrosante – apresentam a perda de pelos nos supercílios como um dos seus sintomas principais. 

 

É possível arquear as sobrancelhas caídas?

S-I-M! Quem deseja dar aquele “up” nas sobrancelhas, tornando o olhar mais atraente e feminino pode contar com diferentes técnicas dermatológicas, como:

  • A aplicação da Toxina Botulínica em pontos específicos da fronte, entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos, sustentando a cauda das sobrancelhas e tratando possíveis assimetrias;
  • A realização do ultrassom micro e macrofocado (Ultraformer III), tecnologia que provoca pontos de coagulação em camadas profundas da pele, estimulando a síntese de colágeno e promovendo um efeito lifting no supercílio.
  • Radiofrequência, principalmente nas palpebras superiores e sobrancelhas para estímulo de colágeno e sustentação da pele local
  • E o preenchimento com ácido hialurônico em quem tem a região temporal  deprimida, ajudando a sustentar o olhar.

 

Micropigmentações – É preciso ter cuidado!

Um dos procedimentos estéticos mais realizados atualmente é a micropigmentação ou microblading nas sobrancelhas. Essa é uma boa alternativa para quem possui falhas e deseja dar destaque à região dos supercílios. Entretanto, é fundamental ressaltar que este procedimento deve ser realizado por profissionais altamente treinados e confiáveis, que trabalhem com produtos de qualidade. Caso o paciente fique insatisfeito com os resultados, é possível remover a pigmentação dos supercílios por meio do laser ND YAG. Esta tecnologia funciona a partir da fragmentação do pigmento, que é posteriormente eliminado pelo organismo. 


Os cuidados essenciais com os CÍLIOS

Você sabia que, assim como os cabelos, os cílios se renovam naturalmente e passam por um ciclo de vida, com queda e nascimento de novos fios? No entanto, alguns hábitos inadequados podem influenciar no ciclo natural dos cílios e provocar a quebra ou até mesmo a queda dos fios. É o caso dos utensílios de maquiagem usados de forma inadequada, das máscaras vencidas e das extensões mal feitas. Algumas dicas importantes de cuidados com as pestanas são:

 

  • Evite utilizar o famoso curvex com frequência e não imponha muita força durante o uso do utensílio;
  • Nunca vá dormir com máscara de cílios nos olhos. A maquiagem deve ser retirada completamente para evitar inflamações, como blefarite. O ideal é lavar a região com água morna e loções de limpeza dermatologicamente e oftalmologicamente testadas, que não causam irritações nos olhos. 
  • As extensões temporárias devem ser feitas por profissionais altamente especializados e sempre com produtos hipoalergênicos.

 

É possível estimular o crescimento dos cílios?

Sim. Uma opção válida para quem não se adapta aos alongamentos de cílios feitos em clínica de estética é estimular o crescimento natural de fios desta região.  Um dos ativos que influencia positivamente na fase de crescimento dos cílios, aumentando a sua espessura e o seu comprimento, é o Bimatoprosta. Esse medicamento, que deve ser prescrito pelo dermatologista, quando aplicado todos os dias rente à linha dos cílios estimula o crescimento mais rápido dos fios. 

 

Para saber quais são os procedimentos mais indicados no seu caso, consulte um médico dermatologista. 

Comentários: