O Ácido Hialurônico é um grande aliada dos dermatologistas quando o assunto é a beleza da face e do corpo. Mas, afinal, ele é seguro? Quais são as suas funções? E existe contraindicação para o seu uso? Hoje irei explicar TUDO sobre esse componente.


O que é Ácido Hialurônico?


O Ácido Hialurônico é um ativo produzido naturalmente pelo organismo e que cumpre a função de hidratar e preencher os espaços vazios entre as células. No entanto, com o passar do tempo, a quantidade natural de Ácido Hialurônico presente no corpo diminui, fazendo com que a sua reposição seja necessária.  

Para que serve o Ácido Hialurônico?

 

O principal objetivo do Ácido Hialurônico produzido em laboratórios é devolver sustentação, volume e estrutura às regiões da face que sofreram com os sinais do envelhecimento ou que naturalmente necessitam de refinamentos. Olheiras estruturais, linhas ou sulcos profundos, lábios finos, perda de contorno facial e a queda dos tecidos do ⅓ superior e médio da face são boas indicações para o preenchimento com o  Ácido Hialurônico.

 

Alto poder de hidratação

Além de volumizar, outra característica importante do Ácido Hialurônico é a sua capacidade de reter água, mantendo a pele mais hidratada, firme e radiante.

Assim, queixas como lábios ressecados e rachados, linhas finas superficiais ou o aspecto craquelado de regiões específicas na face, pescoço, colo ou mãos podem ser contornados com a aplicação da substância na técnica de Hidratação Injetável.

Diferentes reologias para cada região da face

 

É importante dizer que existem diversos tipos de Ácido Hialurônico no mercado, com caracteristicas e reologias (termo que define o quão fluido é o produto) diferentes. Algumas substâncias são mais densas, para serem aplicadas em planos profundos e reestruturarem o formato facial. Por outro lado, existem Ácidos Hialurônicos extremamente delicados e finos, que visam apenas hidratar ou volumizar de forma suave regiões sensíveis, como os olhos e lábios.

A escolha do melhor produto em cada caso é sempre do médico dermatologista após uma avaliação aprofundada.

 

É seguro?

Como o Ácido Hialurônico é um componente biocompatível, testado dermatologicamente e que possui propriedades semelhantes ao da pele natural, esse produto não costuma apresentar efeitos colaterais. Portanto, a resposta é SIM, o ácido hialurônico é considerado muito seguro. Mas isso não significa que, eventualmente, não possam haver complicações relacionadas ao tratamento.

Uma das complicações comuns é a chamada ETIP: Edema Tardio Intermitente e Persistente. Trata-se de uma reação adversa tardia ao preenchedor de ácido hialurônico que ocorre quando há um gatilho infeccioso, especialmente das vias aéreas superiores, como uma gripe ou  sinusite, por exemplo. Para tratar a infecção do corpo, os nossos anticorpos acabam atacando também o preenchedor, através de uma reação cruzada imunomediada. A complicação é facilmente tratada com a resolução da infecção bacteriana, por meio de antibióticos associado ao uso de corticoide e compressas geladas, e esse quadro NÃO significa um dano ao produto aplicado na face, ou seja, ele não fará com que o Ácido Hialurônico saia mais rápido. 


Dicas para a segurança do tratamento:

 

Além disso, para assegurar os bons resultados com o Ácido Hialurônico, é importante ter atenção com:

  1. A qualidade do preenchedor utilizado – Existem diversos tipos de ácido hialurônico no mercado, sendo que alguns são mais modernos, mais duradouros e oferecem resultados mais naturais e satisfatórios;
  2. A escolha do profissional que irá te atender, já que a correta injeção deste preenchedor (no plano adequado, com a técnica adequada, dominando a anatomia facial) é essencial para manter a segurança do paciente e prevenir sérias complicações;
  3. O momento certo de realizar o tratamento. Deve-se evitar que o procedimento seja feito em períodos de infecções e inflamações sistêmicas ou perto de áreas acometidas com doenças ativa de pele e feridas.

 

E aí, você tem outras dúvidas sobre o uso do ácido hialurônico? Aguardo o seu contato para esclarecermos tudo em uma consulta 🙂

Comentários: