O que é?

As estrias são cicatrizes causadas por ruptura das fibras elásticas e colágenas presentes na derme. Esses danos geralmente são causados por estiramentos abruptos da pele, que geram ruptura dessas fibras, deixando marcas lineares no local.
As estrias podem coçar e arder, mas em geral aparecem de forma silenciosa e sem nenhum sintoma aparente.
As estrias não causam nenhum mal fisiológico no paciente, mas é motivo de transtorno emocional para algumas pessoas, principalmente em mulheres.
As estrias podem ser classificadas em recentes e antigas. A primeira é caracterizada pela cor rósea ou púrpura e, a segunda, pelo aspecto esbranquiçado.
Em pessoas negras, as estrias podem apresentar cor mais escura do que o tom de pele da pessoa.

Causas

As estrias são extremamente comuns e há diversos fatores que contribuem para seu aparecimento, mas basicamente ela surge quando há algum esticamento de pele.
Este estiramento, na maioria das vezes, é resultado do aumento rápido de peso, gravidez, colocação de silicone, distúrbios hormonais ou uso de anabolizantes.
Fatores genéticos e uso prolongado de alguns medicamentos também estão associados ao surgimento de estrias.

Sintomas e Tratamentos

Não existem sintomas que indicam o aparecimento da estria se não as próprias marcações na pele.
Mesmo sendo bem característica e conhecida pelo público em geral, é importante sempre consultar um dermatologista quando possível, para descartar possíveis doenças nas quais o aparecimento das estrias é um sinal e para planejar o tratamento mais adequado para o caso.
Este pode ser feito através de tratamentos tópicos, peelings, microagulhamento e lasers.
É importante ressaltar que ainda não existe nenhuma forma de curar as estrias. O que se pode fazer é melhorar sua aparência significativamente através de um dermatologista qualificado e dos tratamentos já citados.

Comentários: